Unidades

Centro Franciscano Santa Luzia

01---Centro-Franciscano-Santa-Luzia

 

O Centro Franciscano Santa Luzia está localizado no Parque Vila Nova, considerada uma das áreas mais pobres da Região Metropolitana de Duque de Caxias. Já foi denominada Favela do Lixão, e tem uma extensão que vai da Linha Vermelha ao Centro da cidade.

Esta região apresenta constantes inundações e somam-se a este cenário as condições propícias para alastramento de doenças infectocontagiosas como dengue, tuberculose, leptospirose, cólera, dentre outras. Assim sendo, a comunidade apresenta um dos maiores índices de mortalidade infantil.

A comunidade apresenta uma elevada densidade demográfica e grande parte das famílias divide “aglomerados” com dois ou três cômodos para um número médio de seis (6) pessoas por residência. A população é composta por indivíduos de baixa renda, com inexpressivo índice de escolaridade que, na maioria, encontram-se desempregados ou vinculados à economia informal da região.

As famílias não têm condições de oferecer regularmente condições básicas de sobrevivência e de cidadania e vivem em um cenário de violência alimentado pelo tráfico de drogas, que alicia seguidores e mantém a situação estagnada.

Diante desta realidade alarmante, a Associação Franciscana da Divina Providência propôs-se a transformar a comunidade local a partir da educação das crianças, visando à redução da desigualdade social.

A escola atende a crianças da Educação Infantil, de 4 a 6 anos, e desenvolve ações de fortalecimento dos vínculos familiares, do direito de brincar, de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos destes menores. Oferece refeições diárias visando à diminuição da desnutrição infantil, material pedagógico de apoio e equipamentos necessários para realização de um trabalho pedagógico de qualidade.

RESULTADOS OBTIDOS                                    

Verificou-se a diminuição do índice de evasão escolar, bem como de desnutrição infantil em função da permanência das crianças em horário integral.

As crianças foram alfabetizadas na sua totalidade, apresentando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da lógica e da matemática, possibilitando o ingresso no Ensino Fundamental com coeficiente de aprendizado satisfatório.

Através das atividades realizadas foram estabelecidos hábitos de higiene e objetivou-se a promoção de um convívio social pacífico.

OBS: O Centro Franciscano Santa Luzia passou a oferecer a partir de 2013 o horário integral aos alunos matriculados como forma de melhor atender às necessidades da população beneficiada.

Séries e Cursos

Entre em contato conosco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.



Avenida Automóvel Clube, 69 - São João de Meriti - RJ


(0xx21) 2753-7600 ou (0xx21) 2756-4751
(0xx21) 2756-0431
lorem@ipsum.com.br