Unidades

Creche Menino Jesus

01---Creche-Menino-Jesus

 

A unidade foi fundada em 1985, com objetivo inicial de atender a uma necessidade crescente de mulheres que ingressavam no mercado de trabalho, mas não tinham onde deixar seus filhos. A baixa renda não permitia a procura por creches particulares próximas às residências. Diante da falta de instituições públicas na localidade, a procura foi enorme e vem mantendo-se ao longo dos anos, sustentada pela infraestrutura e pela qualidade do serviço oferecido.

A Creche está inserida em uma das áreas mais carentes do Município de Duque de Caxias, no bairro da Prainha. O entorno retrata a presença do tráfico de drogas, da violência em todos os níveis, da baixa escolaridade, e de uma renda familiar incapaz de suprir as necessidades básicas de seus membros.

O contexto sócio cultural e econômico do local é bastante complexo. Há uma grande densidade demográfica, com predominância de moradias simples, com pouco espaço para os ocupantes, que, em geral, vivem aglomerados em dois ou três cômodos. As condições de higiene são bastante precárias, considerando que muitas vezes não há água no local e a coleta do lixo só acontece na rua principal. A Comunidade é pobre e apresenta baixo nível de escolaridade.

Dentro deste contexto, de total falta de política social que apresente sequer solução para as questões emergenciais, a Associação Franciscana da Divina Providência marca a sua atuação através do atendimento a crianças, do berçário aos cinco anos e nove meses, em horário integral, concedendo bolsas de estudo integrais.

Além do trabalho que visa o fortalecimento dos vínculos familiares, também tem como foco o desenvolvimento de ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos das crianças. Propicia a realização de atividades que despertem atitudes de colaboração, proporcionando a integração com a comunidade e valorizando a solidariedade, os aspectos éticos, culturais e sociais.

A Creche atua na construção de conceitos importantes para que a criança compreenda o mundo e a realidade em que vive, construindo a sua identidade de maneira prazerosa na relação com o outro.

Em decorrência da situação de carência, um grande número de crianças apresentam verminoses e doenças de pele, como também retratam a ausência familiar verificada pelos mais variados motivos, através da necessidade de afeto.

RESULTADOS OBTIDOS

Através do trabalho desenvolvido verificou-se a formação de hábitos de higiene e cuidados diários retratados através da diminuição de doenças de pele e doenças bucais.

A qualidade e os cuidados com a alimentação balanceada combateram a desnutrição infantil, melhorando a qualidade de vida das crianças beneficiadas.

Observou-se também uma maior participação dos pais no processo de formação dos alunos, fortalecendo o relacionamento familiar.

 

Séries e Cursos

Entre em contato conosco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.



Avenida Automóvel Clube, 69 - São João de Meriti - RJ


(0xx21) 2753-7600 ou (0xx21) 2756-4751
(0xx21) 2756-0431
lorem@ipsum.com.br