Unidades

Escola Infantil Tupã Sy

 

A Escola Infantil Tupã Sy, criada em 01 de fevereiro de 2011, tem como missão educar as crianças indígenas da Aldeia Kaiowá Guarani e funciona na reserva indígena de Amambai, Mato Grosso do Sul, oferecendo Educação Infantil de qualidade. Também se propõe a apoiar famílias, auxiliando-as na busca por meios de subsistência mais adequados e introduzindo princípios de alimentação equilibrada, visando o atendimento às crianças subnutridas. As famílias recebem orientação a respeito dos hábitos de higiene indispensáveis para manutenção de uma vida saudável.

Conhecedora da história do povo indígena, a Associação Franciscana da Divina Providência é desafiada a desenvolver e a defender a garantia dos direitos de vida para os indígenas. O projeto educacional atende a etnia Kaiowá Guarani na aldeia de Amambai. Estes indígenas vivem em diversas reservas situadas no Mato Grosso do Sul e falam a língua Guarani. A língua é um dos mais fortes componentes de seu patrimônio cultural, pois a palavra é revestida de força mística e é um dos três elementos constitutivos da sua vivência.

A Escola atende a crianças na faixa etária de 04 e 05 anos, ou seja, na pré-escola, e desenvolve suas atividades em horário integral.

Verifica-se renda inferior a um salário mínimo e, como forma de melhorar as condições de vida desta população, a escola disponibiliza espaço para a Secretaria de Educação que prepara os jovens para o mercado de trabalho.

Dentro de uma realidade marcada pela violência, exploração, alcoolismo e prostituição, a Associação Franciscana da Divina Providência oferece atendimento aos indígenas em situação de vulnerabilidade e exclusão social como forma de minimizar esta difícil situação.

RESULTADOS OBTIDOS

Foram realizadas atividades incentivando a manutenção dos valores, o resgate da cultura indígena e a propagação da língua Guarani.

Identificou-se a melhoria das condições de vida da comunidade através da disseminação de hábitos de higiene e saúde e a consequente redução da incidência de doenças típicas da região.

 

A atividade escolar foi regulamentada no final do ano de 2011 e, a partir do início do ano de 2012, o trabalho foi direcionado para a área da educação, oferecendo Educação Infantil e a primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), em horário integral.

A Escola está localizada em uma área ampla e bastante arborizada, no Parque Itambé, bairro do Município de Duque de Caxias. De acordo com dados do IBGE, 60% da população estão inseridos na linha da pobreza e, como consequência, a região registra índices elevados de marginalidade, onde também se verifica a incidência do tráfico de drogas.

Considerando a realidade das comunidades de onde provêm as crianças, optou-se por oferecer ensino em período integral, disponibilizando mais tempo para trabalhar e fixar os conteúdos cognitivos e ainda oferecer atividades complementares para o desenvolvimento integral do educando. Proporciona qualidade nos serviços prestados as crianças, para que possam percorrer com sucesso as diversas etapas de sua vida estudantil.

Em todo ambiente escolar atua-se de maneira a incutir valores de convivência, respeito, solidariedade, entreajuda, partilha, entre outros.

A infraestrutura oferecida aos alunos contempla todos os requisitos importantes para o aprendizado integral, pois conta com quadra esportiva, parque, espaço de estimulação corporal e refeitório, além das salas de aula. Pretende-se, através das atividades recreativas, culturais e esportivas, combater a ociosidade infanto-juvenil e evitar o envolvimento destes menores com atividades ilícitas.

A escola estimula o desenvolvimento moral e intelectual do aluno, proporcionando um ambiente cooperativo onde a troca de saberes potencializa o aprendizado. Os alunos são desafiados constantemente para facilitar a construção do conhecimento de forma contextualizada.

Utiliza a educação como ferramenta essencial na transformação destas crianças, visando à mudança de comportamento e oferecendo valores que promovam o exercício da cidadania.

RESULTADOS OBTIDOS

As atividades desenvolvidas pela Escola Franciscana Espaço Verde visaram à melhoria do desempenho escolar das crianças, facilitando o aprendizado. A formação de valores éticos favoreceu a inclusão e a socialização.

Percebeu-se o aumento da concentração e do desenvolvimento intelectual e psicomotor. Através do acompanhamento regular, foi possível melhorar os aspectos comportamentais e disciplinares dos alunos.

 

O Centro Franciscano Santa Luzia está localizado no Parque Vila Nova, considerada uma das áreas mais pobres da Região Metropolitana de Duque de Caxias. Já foi denominada Favela do Lixão, e tem uma extensão que vai da Linha Vermelha ao Centro da cidade.

Esta região apresenta constantes inundações e somam-se a este cenário as condições propícias para alastramento de doenças infectocontagiosas como dengue, tuberculose, leptospirose, cólera, dentre outras. Assim sendo, a comunidade apresenta um dos maiores índices de mortalidade infantil.

A comunidade apresenta uma elevada densidade demográfica e grande parte das famílias divide “aglomerados” com dois ou três cômodos para um número médio de seis (6) pessoas por residência. A população é composta por indivíduos de baixa renda, com inexpressivo índice de escolaridade que, na maioria, encontram-se desempregados ou vinculados à economia informal da região.

As famílias não têm condições de oferecer regularmente condições básicas de sobrevivência e de cidadania e vivem em um cenário de violência alimentado pelo tráfico de drogas, que alicia seguidores e mantém a situação estagnada.

Diante desta realidade alarmante, a Associação Franciscana da Divina Providência propôs-se a transformar a comunidade local a partir da educação das crianças, visando à redução da desigualdade social.

A escola atende a crianças da Educação Infantil, de 4 a 6 anos, e desenvolve ações de fortalecimento dos vínculos familiares, do direito de brincar, de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos destes menores. Oferece refeições diárias visando à diminuição da desnutrição infantil, material pedagógico de apoio e equipamentos necessários para realização de um trabalho pedagógico de qualidade.

RESULTADOS OBTIDOS                                    

Verificou-se a diminuição do índice de evasão escolar, bem como de desnutrição infantil em função da permanência das crianças em horário integral.

As crianças foram alfabetizadas na sua totalidade, apresentando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da lógica e da matemática, possibilitando o ingresso no Ensino Fundamental com coeficiente de aprendizado satisfatório.

Através das atividades realizadas foram estabelecidos hábitos de higiene e objetivou-se a promoção de um convívio social pacífico.

OBS: O Centro Franciscano Santa Luzia passou a oferecer a partir de 2013 o horário integral aos alunos matriculados como forma de melhor atender às necessidades da população beneficiada.

 

A Unidade Rosa Rasuck foi criada em 2003 para o atendimento das necessidades educacionais dos segmentos sociais mais carentes de São João de Meriti.

O colégio situa-se no Centro de São João de Meriti, em uma das principais ruas da cidade, mas a incidência de pobreza nesta região atinge quase a metade de sua população.

Visando transformar esta realidade, a Associação Franciscana da Divina Providência disponibiliza bolsas de estudo integrais para crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano).

Através de um programa oferecido pelo Governo Federal e operacionalizado pela Prefeitura de São João de Meriti, oferece merenda escolar a todos os alunos contemplados.

A instituição prima pela de qualidade de ensino e conta com uma infraestrutura capaz de complementar o aprendizado, propiciando também um ambiente acolhedor, como forma de evitar a evasão escolar. Também são desenvolvidas ações para a conscientização das famílias como forma de evitar a incidência de faltas.

É realizado um trabalho socioeducativo, em consonância com a política de educação, almejando a inclusão social de crianças oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social, minimizando os riscos de inclusão no tráfico de drogas.

RESULTADOS OBTIDOS

Percebeu-se a participação integral dos alunos nas diversas atividades promovidas pela Unidade Rosa Rasuck, a diminuição da incidência de faltas, como também maior participação em sala de aula, observando-se um aumento significativo das notas individuais dos alunos.

Quase que a totalidade das crianças obteve bom aproveitamento escolar, possibilitando o ingresso no Ensino Fundamental II e garantindo, desta forma, a continuidade do processo educacional.

 

 

A unidade foi fundada em 1985, com objetivo inicial de atender a uma necessidade crescente de mulheres que ingressavam no mercado de trabalho, mas não tinham onde deixar seus filhos. A baixa renda não permitia a procura por creches particulares próximas às residências. Diante da falta de instituições públicas na localidade, a procura foi enorme e vem mantendo-se ao longo dos anos, sustentada pela infraestrutura e pela qualidade do serviço oferecido.

A Creche está inserida em uma das áreas mais carentes do Município de Duque de Caxias, no bairro da Prainha. O entorno retrata a presença do tráfico de drogas, da violência em todos os níveis, da baixa escolaridade, e de uma renda familiar incapaz de suprir as necessidades básicas de seus membros.

O contexto sócio cultural e econômico do local é bastante complexo. Há uma grande densidade demográfica, com predominância de moradias simples, com pouco espaço para os ocupantes, que, em geral, vivem aglomerados em dois ou três cômodos. As condições de higiene são bastante precárias, considerando que muitas vezes não há água no local e a coleta do lixo só acontece na rua principal. A Comunidade é pobre e apresenta baixo nível de escolaridade.

Dentro deste contexto, de total falta de política social que apresente sequer solução para as questões emergenciais, a Associação Franciscana da Divina Providência marca a sua atuação através do atendimento a crianças, do berçário aos cinco anos e nove meses, em horário integral, concedendo bolsas de estudo integrais.

Além do trabalho que visa o fortalecimento dos vínculos familiares, também tem como foco o desenvolvimento de ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos das crianças. Propicia a realização de atividades que despertem atitudes de colaboração, proporcionando a integração com a comunidade e valorizando a solidariedade, os aspectos éticos, culturais e sociais.

A Creche atua na construção de conceitos importantes para que a criança compreenda o mundo e a realidade em que vive, construindo a sua identidade de maneira prazerosa na relação com o outro.

Em decorrência da situação de carência, um grande número de crianças apresentam verminoses e doenças de pele, como também retratam a ausência familiar verificada pelos mais variados motivos, através da necessidade de afeto.

RESULTADOS OBTIDOS

Através do trabalho desenvolvido verificou-se a formação de hábitos de higiene e cuidados diários retratados através da diminuição de doenças de pele e doenças bucais.

A qualidade e os cuidados com a alimentação balanceada combateram a desnutrição infantil, melhorando a qualidade de vida das crianças beneficiadas.

Observou-se também uma maior participação dos pais no processo de formação dos alunos, fortalecendo o relacionamento familiar.

 

 

O Colégio Santa Clara foi fundado em 1961 e é dirigido pelas Irmãs Franciscanas da Ordem Terceira Regular de São Francisco, originárias de Dillingen, na Alemanha. É mantido pela Congregação das Irmãs Franciscanas de Dillingen, pessoa jurídica sob o nome de Associação Franciscana da Divina Providência. Tem reconhecimento oficial pela portaria n.º 137, Livro A, fls. 136 RJ publicada no Diário Oficial da União, Niterói, RJ em 21/06/74.

Os alunos do Colégio Santa Clara, em sua maioria, vêm de famílias do município de Urubici. É crescente o número de alunos advindos de famílias que, migrando das grandes cidades à procura de uma melhor qualidade de vida, instalam-se em Urubici. No campo educacional, o Colégio estabelece excelência acadêmica e de formação humana como horizonte a ser alcançado através do currículo oferecido aos estudantes.

O Colégio acredita que o papel da família é fundamental na contribuição do bom aprendizado e do desenvolvimento integral dos alunos. O Colégio preocupa-se em envolver as famílias no trabalho educacional, estabelecendo assim uma parceria que garanta maior eficácia na compreensão das sociedades, dos filhos, dos estudantes e do mundo em que vivemos.

O Colégio Santa Clara proporciona ao aluno meios para desenvolver habilidades que permitem a construção de novos saberes, respeitando e cumprindo o que entende ser papel da Escola, assumindo o compromisso de desenvolver competências e habilidades que propiciem à criança e ao jovem uma compreensão melhor se si, do outro e do mundo. Oportuniza situações que favoreçam a autonomia e a responsabilidade para o bom convívio social, bem como para o comprometimento e a curiosidade do aluno para envolver-se na construção de seu conhecimento.

Adota uma proposta pedagógica pautada na concepção sócio interacionista, a qual acredita que o desenvolvimento humano se dá a partir da convergência e interação entre os fatores biológicos, psíquicos, espirituais e socioculturais do indivíduo. Está em consonância com a proposta de educação voltada aos pilares da UNESCO:

  • Aprender a conhecer.
  • Aprender a fazer.
  • Aprender a conviver.
  • Aprender a ser.

Colégio Santa Clara é uma das unidades da Associação Franciscana da Divina Providência que oferece bolsas de estudo a crianças cujas famílias apresentam poucos recursos financeiros e não teriam como assumir as despesas com a educação de qualidade oferecida pelo colégio. A preocupação constante com a formação integral de seus alunos propicia a preparação de cidadãos éticos, conscientes e qualificados para o mercado de trabalho.

RESULTADOS OBTIDOS

Verificou-se um elevado índice de aprovação nas universidades públicas, como também uma maior aceitação no mercado de trabalho em função do diferencial dos alunos capacitados pelo colégio.

 

Em 1941, os padres franciscanos da Paróquia Santo Antônio, em Duque de Caxias – Baixada Fluminense, pediram que as Irmãs abrissem uma escola para elevar o nível educacional da região. Na festa de São Francisco, em 04 de outubro desse mesmo ano, foi lançada a Pedra Fundamental do Colégio Santo Antônio. Desde então, o Colégio está localizado no centro urbano do Município de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo considerado uma das melhores instituições de ensino da região.

Embora Duque de Caxias seja o terceiro maior município em contingente populacional do Estado do Rio de Janeiro, os índices de pobreza da população nas periferias ainda são extremamente elevados.

A proposta pedagógica está alicerçada no respeito às necessidades e aos interesses dos alunos no processo de desenvolvimento. Valoriza os conteúdos e conceitos essenciais das diferentes áreas de conhecimento e da formação humana, atribuindo-lhes uma dimensão atual e almejando resultados qualitativos e quantitativos.

O Colégio propõe-se a construir uma sociedade mais justa, digna e humana através do planejamento e da valorização da célula-mãe: a família.

Em parceria com a família, a escola procura desenvolver valores como responsabilidade, participação, autonomia, criatividade e respeito à individualidade, possibilitando o exercício pleno da cidadania e a competência profissional.

O Colégio Santo Antônio atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em dois turnos. Os alunos bolsistas são distribuídos nos diversos anos escolares do Ensino Fundamental.

RESULTADOS OBTIDOS

A constante preocupação com a capacitação dos profissionais envolvidos no processo educativo possibilitou a melhoria constante da qualidade dos serviços oferecidos pelo Colégio Santo Antônio. A imagem institucional retratou a constante atualização em busca de melhores resultados.

 

O Colégio Santa Maria foi fundado em 1940 e é dirigido pelas Irmãs Franciscanas da Ordem Terceira Regular de São Francisco, originárias de Dillingen, na Alemanha. Nasceu da incessante abdicação das Irmãs, com uma história de trabalho árduo e, sobretudo, de conquistas. As barreiras decorrentes de uma realidade de pobreza não foram capazes de suplantar o forte objetivo: levar educação aos jovens e elevar o espírito de São Francisco, o espírito da paz.

Sua ação educativa fundamenta-se nos princípios franciscanos do ser humano como ponto de partida e de chegada para possibilitar a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna, onde reinem a Paz e o Bem, decorrentes desta mesma concepção e de seus fundamentos originados do Evangelho de Jesus Cristo. Embora seja uma instituição escolar confessional católica, apresenta um número significativo de alunos que professam outros credos.

É mantido pela Congregação das Irmãs Franciscanas de Dillingen, pessoa jurídica sob o nome de Associação Franciscana da Divina Providência.  Tem reconhecimento oficial pela Portaria nº 515 de 1980 e está localizado na Baixada Fluminense, no Município de São João de Meriti, no Estado do Rio de Janeiro, há mais de 70 anos.

A instituição encontra-se em uma região com aproximadamente 460.000 habitantes, mas,  apesar do desenvolvimento econômico da região, mais de um terço de sua população não tem vínculo empregatício formal. Metade da população ainda tem renda coincidente com a faixa da pobreza e apresenta baixa escolaridade.

Desta forma, o Colégio Santa Maria cumpre um importante papel no Município, pois visa minimizar as desigualdades sociais através da promoção da educação. Os alunos, em sua maioria, são oriundos de famílias do próprio município de São João de Meriti e de áreas adjacentes. O público apresenta um perfil socioeconômico heterogêneo, mas o Colégio preocupa-se com o respeito às diferenças não comprometendo o desenvolvimento do Projeto Educacional.

O Colégio é reconhecido pela qualidade na prestação de serviços educacionais e pelo atendimento a alunos distribuídos nos diversos anos da Educação Infantil ao Ensino Médio, atendendo a alunos na faixa etária entre 04 e 18 anos.

RESULTADOS OBTIDOS

O Colégio Santa Maria vem obtendo elevados índices de aprovação no vestibular e, entre os colégios da Baixada Fluminense, destacou-se pela qualidade dos serviços oferecidos.

Séries e Cursos

O Colégio Santa Maria é referência nos âmbitos educacional, da ação social e pastoral, pelo serviço de excelência e reconhecida pelos resultados do processo ensino-aprendizagem e a permanente articulação entre Ciência, Fé e Vida.

Educação infantil
Educação infantil

O Colégio Santa Maria se preocupa com um mundo melhor, visando a educação como prioridade para o resgate dos valores que foram perdidos, ao longo dos anos. Neste sentido, os alunos tem à disposição um curso de excelência que não prepara apenas para uma boa qualificação profissional, mas, sobretudo, para a formação de um verdadeiro cidadão crítico e consciente dos grandes desafios impostos pela sociedade na atualidade. Nosso objetivo é a promoção de um profissional altamente capacitado às exigências do mercado de trabalho, bem como às da vida. Um profissional que incorpora na sua formação, o amor, a solidariedade e o respeito. Por fim, o curso possibilita que o aluno, futuro profissional da Educação, termine o Curso Normal com excelente qualificação técnica para atuar no magistério e, posteriormente ingresse na Universidade prosseguindo seus estudos superiores se assim o desejar.

Fundamental I
Fundamental I

O Colégio Santa Maria se preocupa com um mundo melhor, visando a educação como prioridade para o resgate dos valores que foram perdidos, ao longo dos anos. Neste sentido, os alunos tem à disposição um curso de excelência que não prepara apenas para uma boa qualificação profissional, mas, sobretudo, para a formação de um verdadeiro cidadão crítico e consciente dos grandes desafios impostos pela sociedade na atualidade. Nosso objetivo é a promoção de um profissional altamente capacitado às exigências do mercado de trabalho, bem como às da vida. Um profissional que incorpora na sua formação, o amor, a solidariedade e o respeito. Por fim, o curso possibilita que o aluno, futuro profissional da Educação, termine o Curso Normal com excelente qualificação técnica para atuar no magistério e, posteriormente ingresse na Universidade prosseguindo seus estudos superiores se assim o desejar.

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